Bolo de fubá muito cremoso
Super cremoso, este bolo leva milho e queijo minas frescal. Não como um bolo de fubá cremoso qualquer, com um fiozinho de creme; este aqui fica inteiro cremoso. A base de fubá fica parecendo broa de milho sequinha, esfarelando na boca. O parmesão sobre o bolo o deixa com uma casquinha dourada. Se você não gosta de erva doce, aproveite para fazer uma calda de goiabada! Dá super certo e, mais Brasil, impossível!
Ingredientes
Farinha de trigo (1 xícara - 125 gramas)
Farinho de milho tipo Fubá (1 xícara - 125 gramas)
Açúcar refinado (1/2 xícara - aprox. 80 gramas)
Manteiga integral gelada (160 gramas)
Erva doce macerada no pilão ou em pó (1 colher de sobremesa)
Sal refinado (1 pitada)
Ovo (1 unidade - 55 gramas)
Ovos (4 unidades - 220 gramas)
Leite de coco (1 vidro - 200 ml)
Leite condensado (1 lata e ½ - aprox. 593 gramas)
Milho em lata escorrido (2 latas)
Queijo minas frescal (250 gramas)
Amido de milho tipo Maisena (1 colher de sopa cheia - 8 gramas)
Opcional: Parmesão ralo grosso (50 gramas)
Utensílios: fôrma 30 cm fundo falso + liquidificador + pilão
Modo de fazer
Pré aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Misture a farinha de trigo, o fubá, o açúcar, o sal e a erva doce macerada. Pique a manteiga gelada sobre a farinha, apertando bem com os dedos até formar uma farofa. Adicione o ovo batido e misture apenas para umedecer os secos com a gordura, sem deixar homogeneizar. Eu não gelei a massa, pois forrei apenas na base. Se você quer fazer toda a base e borda, um freezer ajuda na hora de usar o rolo. Forre a base com a massa, apertando bem. Leve ao forno, abaixando a temperatura para 180°C. Deixe assar até secar, mas não deixe pegar cor. Assim que secar, retire do forno e deixe esfriar.
No liquidificador, coloque o leite de coco, ajudando com um chorinho de leite integral. Adicione os ovos e o leite condensado. Por sobre eles, coloque o milho das 2 latas escorrido. Bata bem até homogeneizar. Adicione agora o queijo minas junto do amido e bata novamente. Despeje esta massa cremosa sobre a crosta de fubá e salpique com o queijo parmesão. Retorne ao forno por mais 15 a 20 minutos. Não deixe o centro do bolo subir ou ele ficará seco. Deve se mover quando der batidinhas, mas o topo deve estar selado e dourado. Refrigere e ficará entre um bolo e curau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário