.

.

VERIFIQUE AS NOVIDADES

VERIFIQUE AS NOVIDADES

FACE CULINÁRIA

FACE CULINÁRIA
OLÁ AMIGAS!! Se você gosta de boas receitas,venha participar deste meu mais novo FACEBOOK. www.facebook.com/floriza.carvalhodelfinodaluz VOCÊ RECEBERÁ DIARIAMENTE MUITAS RECEITAS DIFERENTES DE VÁRIOS TIPOS DE ALIMENTOS ,DOCES E SALGADOS. AGUARDO VOCÊ!

SE VC GOSTOU DAQUI,SIGA-ME

deixe seu email e receba as novidades

.

.

QUEM FOI BENJAMIN ABRAHÃO


BENJAMIN ABRAHÃO, 

UM BRASILEIRO DO MUNDO DOS PÃES

QUINTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2010

BENJAMIN ABRAHÃO, UM BRASILEIRO DO MUNDO DOS PÃES

A MEMÓRIA OLFATIVA AINDA REGISTRA O AROMA INCOMPARÁVEL DOS PÃES DA PADARIA BARCELONA(SP), NA ESTRATÉGICA ESQUINA DA FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO. MISTURA DE LEMBRANÇAS E ADMIRAÇÃO, SEGUE HOMENAGEM A ESTE EMPREENDEDOR QUE CONSTRUIU SUA FAMA COM TALENTO E MUITO ESFORÇO.  VERA / ARTE BRASILIS


Benjamin Abrahão nasceu em Franca, no dia 8 de janeiro de 1925. Aos 10 anos arrumou seu primeiro emprego, foi auxiliar de confeiteiro na padaria Ivone. Três anos mais tarde assumiu o posto de confeiteiro chefe, a partir daí, passou a frequentar as casas mais conceituadas em busca de aperfeiçoamento, seus mestres eram grandes confeiteiros de origem sueca e alemã.

Aos 19 anos foi convocado pelo serviço militar, só que a sorte o ajudou, servia para o capitão seus melhores doces. Ao sair do exército continuou trabalhando na padaria Ivone e, para aumentar seu rendimento trabalhava de engraxate nas horas vagas

Benjamin mudou-se para Ponta Porã e montou uma petisqueira, onde vendia doces e salgados. Em frente ao seu estabelecimento, havia o bar e restaurante Royal, que era administrado por Maria Luisa, uma espanhola que era conhecida por sua grande habilidade na cozinha. A pequena rivalidade só os uniu, acabou se casando com sua maior concorrente.
IMAGEM AO LADO: BENJAMIN  E ESPOSA

Após um tempo o casal veio com as filhas Shirlei e Mara para Barra Funda em São Paulo. Era necessário recomeçar, Benjamin alugava um forno toda noite para fazer doces e salgados e vender na feira no dia seguinte. Sua banca foi batizada de "La Espanhola" em homenagem a sua esposa. A higiene era total e a qualidade já era conhecida pela clientela.

Após algumas barracas nas feiras, o casal abriu sua primeira padaria; "La Espanhola" (não pertence mais a familia) e com este grande sucesso, logo em seguida inauguraram em 1976, a "Barcelona" localizada na praça Vilaboim.

IMAGEM: FAMÍLIA ABRAHÃO

Construída em 1987 na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, a "Mundo dos Pães" foi inaugurada pelo então senador Fernando Henrique Cardoso, Benjamin fez questão de construí-la para suas filhas, genros e netos, que a administram desde sua inauguração.

IMAGEM: CAPAS DE SEUS LIVROS

Benjamin publicou muitos livros e vários artigos em jornais e revistas pelo mundo inteiro, seu jeito "brasileiro" de fazer pães e doces conquistou países como Rússia, Filipinas, Alemanha, entre outros, onde viajava para ministrar cursos.

Seu falecimento em 2001, foi o momento mais difícil para a família, pois continuar sem o patriarca e o super vovô era um grande desafio, mas todos seguiram em frente para levar o seu legado adiante.

O pequeno Felipe Benjamin, com apenas 15 anos na época, sentiu a tristeza da partida de seu avô e resolveu assumir o posto de chefe da produção, profissão que aprendeu e praticava desde os 5 anos de idade, quando acompanhava Benjamin pelas padarias. (NA FOTO AO LADO, O JOVEM PADEIRO HERDOU O TALENTO DO AVÔ - LINK)

Desde então foram inauguradas mais 10 unidades em São Paulo. Em outubro de 2007, foi construida a Benjamin Abrahão "Jardins", uma padaria exclusiva com produtos selecionados e muito especiais.

FONTE: BENJAMIN ABRAHÃO



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...