.

.

VERIFIQUE AS NOVIDADES

VERIFIQUE AS NOVIDADES

FACE CULINÁRIA

FACE CULINÁRIA
OLÁ AMIGAS!! Se você gosta de boas receitas,venha participar deste meu mais novo FACEBOOK. www.facebook.com/floriza.carvalhodelfinodaluz VOCÊ RECEBERÁ DIARIAMENTE MUITAS RECEITAS DIFERENTES DE VÁRIOS TIPOS DE ALIMENTOS ,DOCES E SALGADOS. AGUARDO VOCÊ!

SE VC GOSTOU DAQUI,SIGA-ME

deixe seu email e receba as novidades

.

.

BOLO ESPECIAL DE CHOCOLATE


O melhor bolo de chocolate da D.Tereza / a receita!

Enfim, a receita do bolo prometido….É basicamente simples, porém leva horas para ficar pronto, pois o suspiro fica de duas horas e meia a três horas em forno baixissimo (100 graus). Para quem não tem termômetro, deixe o forno no mínimo e a porta entreaberta (eu usei uma tampa para que a porta não fechasse)
INGREDIENTES PARA O SUSPIRO:
  • 120gramas de claras (cada clara tem em média 35 gramas)
  • 240 gramas de açúcar branco
  • 03 colheres de sopa de amendoas moídas (opcional)
Leve em banho maria por alguns segundos as claras com açúcar…mexa e leve a batedeira até formar um suspiro firme. (cerca de 5 minutos)
IMPORTANTE: Todos os utensílios devem estar bem lavados e secos!

Faça dois discos de 22cm de diâmetro em uma assadeira untada ao contrário. Uma opção é utilizar papel manteiga e marcar o diâmetro com caneta. Use o saco de confeitar para fazer os discos. Eu tinha o fundo as formas desmontáveis e usei-as dispensando o saco e alisando com uma espátula comum.
Leve ao forno por umas três horas com a porta entreaberta. Precisa ficar sequinho. Deixe esfriar enquanto prepara a mousse.
INGREDIENTES DA MOUSSE:
  • 500 gramas de chocolate meio amargo de boa qualidade (não vale o fracionado/hidrogenado)
  • 450 gramas de creme de leite fresco
  • 01 colher sopa de cacau em pó (opcional)
  • 01 colher de sopa de licor de cacau (opcional)
  • 120 gramas de claras
  • 80 gramas de açúcar
Derreta o chocolate em microondas ou em banho maria tomando cuidado para não entrar em contato com a umidade (seja dos utensilios ou o vapor) . Reserve.
Bata o creme de leite com o cacau até formar picos moles. O creme deve estar bem gelado, assim como os utensilios utilizados (bowl, batedor)
Leve para bater na batedeira, o açúcar e as claras…até formar um merengue firme. Misture delicadamente com o chocolate derretido e morno (quase frio). Agrege o creme de leite batido e o licor.
Ficará uma mousse densa, já pronta para a montagem.
MONTAGEM:
Use um disco, mousse, disco e cubra com o restante da mousse. Leve para gelar. Com uma peneira, jogue cacau em pó para decorar.
Eu achei que o merengue ficou com uma espessura grossa. Da próxima vez, farei três discos mais finos…
Nota: as claras são utilizadas cruas e correm-se o risco da salmonella. O ideal é comprar ovos sempre de boa procedência, lavar e deixar os ovos em imersão de água e gotas de vinagre. Aprendi que a salmonella está presente também em frangos e só morre acima de 130 graus, o que não ocorre durante um cozimento (falando da parte interna da carne). Eu utilizo no restaurante claras pasteurizadas, mas em casa, o melhor é verificar a procedência dos ovos na hora da compra. 



Não sobrou para o dia seguinte, não sei se este suspiro segura sem amolecer! Se alguém fizer e sobrar, me conte o resultado!
   Martinha 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...